Paredes descascadas são tendência na decoração
A beleza está nas imperfeições! Veja 6 projetos que adotaram a ideia
Retirar o reboco para descobrir a verdade estrutural da construção é uma tendência forte na decoração. Não é desleixo: é evidenciar o revestimento original, falar sobre história de forma poética ou até refletir sobre a beleza das imperfeições. Quer tentar? Confira a seguir alguns ambientes com paredes descascadas!
Apartamento com clima de casa
Criar uma atmosfera contemporânea com cara de casa foi o partido arquitetônico para a escolha dos acabamentos, materiais e mobiliário nesse apartamento com projeto de interiores do Estúdio Superlimão. O tijolo, já presente na fachada do prédio, foi trazido para dentro na parede da sala de jantar integrada a cozinha. O porcelanato da cozinha foi substituído pelo cimento queimado para aumentar ainda mais essa integração.
Camadas de história
Para o arquiteto Gustavo Neves, a beleza das coisas está em sua história, que vai muito além da aparência. No projeto deste apartamento de 165 m² localizado no centro de São Paulo, primeiramente os muros desnecessários para o estilo de vida do cliente foram derrubados. Nas paredes que sobraram, cada camada foi meticulosamente descascada, resgatando as muitas camadas de tinta já aplicadas, até chegar ao gesso original, que serviu como pano de fundo para o design de interiores. O piso original foi pintado de preto para criar uma base neutra.
Relax total
Construído na década de 1830, o loft do casal James Ramsey e Jennifer Blumin, localizado no bairro nova-yorkino de TriBeCa, é cheio de detalhes charmosos: janelas antigas, paredes de tijolos aparentes e um teto todo trabalhado em chapas de estanho. Logo na entrada, uma daybed cheia de almofadas e algumas plantas convidam para um momento de relaxamento.
Estilo cubano
A casa, que funciona também como centro cultural, de Pamela Ruiz e Damian Aquiles em Havana, Cuba é recheada de itens de decoração garimpados pelo casal ao longo de décadas.
Intervenção focada
Nesta sala de estar com pé-direito duplo, em uma das paredes o reboco foi retirado para descobrir a verdade estrutural da construção. O resultado é um painel rústico que se harmoniza aos tons quentes presentes no sofá e nos vasos de barro, trazendo sensação de aconchego.
Charme vintage
O sofá de veludo e o chandelier dão um toque vintage para este ambiente com paredes descascadas da Anthropologie.
Via: Casa Vogue