Sofá branco: 4 dicas e cuidados que você precisa saber antes de comprá-lo
Com os cuidados certos e algumas dicas de limpeza, o móvel terá tudo para ser o protagonista da sala por muito tempo. Veja como!
Amado por muitos, temido por tantos, o sofá branco é um móvel que sempre atrai olhares na decoração. Curinga, a peça ganha ainda mais força na cor branca e se encaixa perfeitamente em diversos estilos de ambientes. Mas, apesar de poderoso, o tom claro espanta quem tem crianças e animais em casa - ou quem simplesmente teme que o estofado perca sua beleza e vitalidade com o passar do tempo.
Manter o estofado branco com o aspecto de novo pode não ser uma tarefa tão simples, mas com os cuidados certos e algumas dicas de limpeza, o móvel terá tudo para ser o protagonista da sala de estar por muito tempo. Expert em rotina doméstica e técnicas de limpeza, Lucy Mizael compartilhou com Casa Vogue os segredos para deixar a peça sempre impecável.
Confira 4 dicas e cuidados que você precisa saber antes de comprar um sofá branco:
1. Impermeabilizar é obrigatório!
Sofás foram feitos para se jogar, conversar, deitar - então que assim seja! Para usar o móvel à vontade no dia a dia, sua impermeabilização é um dos cuidados obrigatórios. "O ideal é que a peça seja impermeabilizada assim que comprada. Essa é a melhor forma de deixar um sofá branco, ou de cores claras, sem manchas", aconselha Lucy. "Assim, a sujeira não penetra na espuma".
Dica: tenha sempre em mãos uma espuma de limpeza a seco para higienizar o móvel quando necessário.
2. Crie uma rotina de higienização
Para garantir que seu estofado fique sempre vívido na sala, criar uma rotina de limpeza para ele é fundamental. De acordo com a personal, o ideal é aspirá-lo pelo menos uma vez por semana e higienizá-lo com bicarbonato de sódio. "Se for um sofá menos utilizado, como o de uma sala de visitas, a limpeza pode ser feita a cada 15 dias", recomenda a personal.
Dica: espalhe uma solução de bicarbonato de sódio puro com as mãos por todo o sofá, deixando agir por 30 minutos. Aspire o móvel para finalizar.
3. Considere utilizar capas de proteção
Em casas com crianças e animais de estimação, as capas serão as melhores amigas do seu estofado. Filhos pequenos e pets são uma combinação perigosa, principalmente para os modelos brancos. "Nesses casos, para evitar uma tragédia, o jeito é providenciar capas. Hoje já é possível encomendar modelos que não prejudicam a estética do modelo e nem a decoração", diz. "Só a impermeabilização pode ser insuficiente quando se tem muitas crianças ou animais em casa".
4. Soluções caseiras são permitidas, mas com cautela
Para limpezas mais profundas e completas, é sempre indicado que se contrate empresas especializadas na manutenção e higienização de estofados. Algumas soluções caseiras, no entanto, podem ser utilizadas como segunda opção, desde que aplicadas cuidadosamente. "A espuma de limpeza a seco é a melhor opção. Mas tenha atenção: ao menor sinal de água, a sujeira sai da espuma e impregna no tecido, o que pode formar manchas indesejadas", explica. "Para limpeza caseira, misture sabão neutro ou de coco com bicarbonato até formar uma pasta. Aplique-a na mancha e deixe agir por 10 minutos".
Via: Casa Vogue