Estilo clássico na decoração: materiais nobres e design rebuscado
A decoração das casas inspiradas nessa estética esbanjam opulência; veja exemplos inspiradores
Clássico é eterno e nunca sai de moda. Na decoração e arquitetura a premissa também vale e por isso, o estilo clássico faz tanto sucesso até hoje. Quem escolhe esse tipo de decoração está em busca de ambientes sofisticados e elegantes, que remetem aos antigos palácios europeus.
A influência dos reinos do século XVII e XVIII, se traduz nas casas atuais em móveis robustos e tecidos vistosos, como o veludo, por exemplo. As madeiras, em geral, aparecem em tons escuros e médios, com linhas curvas e certa fluidez elegante. Outros elementos que caracterizam o estilo clássico são acessórios metálicos, em bronze e dourado, além de tampos de mármore e outras pedras naturais.
O visual imponente segue nas paredes. Uma delas pode ser escuras para se destacar, mesclando com a cor predominate no ambiente que, em geral, são claras, como bege, branco e palha. Os papéis de parede também fazem parte desse estilo e quase sempre aparecem com estampas clássicas.
Na arquitetura, elementos da Grécia e da Roma antigas inspiram as formas exuberantes que vemos hoje em consruções desse estilo. Você pode reconhecê-las facilmente pelas ruas ao se deparar com um prédio ou casa que tenha colunas padronizadas, por exemplo, além de portas imensas, arcos e ornamentos.
Abaixo, veja como o estilo clássico se traduz nas casas atuais.
Clássico atualizado
Com 755 m² de área, este sobrado no Jardim Europa foi construído nos anos 1980 e passou recentemente por uma reforma. A ideia era criar ambientes leves e sofisticados, mas mantendo a coerência com a arquitetura da casa, que tem formas clássicas e imponentes. Para isso, o design de interiores se baseou em uma paleta de cores neutras e em peças que ora remetem ao clássico e à tradição, ora assumem formas mais contemporâneas.
De alma clássica
Ao conceber este apartamento de 380 m² no Campo Belo, em São Paulo, a designer de interiores que assina o projeto decidiu-se por um twist livre para transitar entre estilos diferentes, guiados pelo fio condutor das texturas, dos tons terrosos e de elementos acolhedores como a madeira. A alma é clássica. Na decoração, o mobiliário de sotaque italiano se equilibra entre formas retas e curvas, nas quais o conforto se sobrepõe.
Décor clássico e moderno
Na sala de estar, madeira, tons claros e toques de dourado. No jantar e no home, tons de cinza, luminárias modernas e móveis espelhados. Nos quartos e banheiros muito conforto, assim como na varanda que vibra com um espaçoso balanço. Assim poderia ser resumido este apartamento de 425 m², que exibe uma decoração que trânsita entre o clássico e o contemporâneo de uma forma elegante.
Móveis de herança
Apesar de pertencer a um jovem morador, este apartamento tem ares de passado em alguns aspectos. Móveis antigos, herdados da mãe, e peças de design combinam-se a uma base neutra, formada por revestimentos em tons discretos e linhas retas. Assim, o lar ganhou um ar masculino e contemporâneo, mas com toques clássicos.
Decoração com afeto
Os proprietários deste apartamento de 200 m², em Palmas, Tocantins, haviam herdado uma importante quantidade de móveis clássicos e essa história afetiva influnciou o desenho dos interiores do imóvel onde vivem. O mármore marrom-imperador e o travertino compõem um cenário sofisticado junto aos tons de dourado, marrons e nuances mais claras do décor.
Via: Casa Vogue