4 dicas para decorar apartamentos pequenos
A escolha certa das cores e dos tipos de móveis são fundamentais
Quem procura um imóvel para comprar encontra lançamentos de prédios com unidades de 40, 30 e até 27 metros quadrados. Se bem aproveitados, esses espaços de tamanho reduzido podem ser práticos e funcionais.
Para otimizar um apartamento pequeno, a diretora do SPARQ Arquitetura em Saúde, Brunaliza Almeida Firmino recomenda: “Alinhar o projeto arquitetônico com as prioridades do futuro morador, como se ele irá trabalhar no local ou será somente para dormir, faz a diferença ao organizar o espaço. Veja outras dicas:
Marcenaria sob medida
Ter uma marcenaria sob medida pode ajudar e muito, sendo um importante aliado em toda a organização dos apartamentos pequenos e também na sua funcionalidade. De acordo com ela não é aconselhável os móveis que já vêm prontos.
As cores certas
“Indico usar as cores neutras nas paredes, móveis e revestimentos, por criarem a sensação de infinito. Caso gostem de cores mais quentes, sugiro colocá-las em almofadas e demais objetos de decoração”, diz a arquiteta.
Móveis dois em um
Peças multiuso são ideais para economizar espaço: “Como os ambientes são integrados, o sofá usado na sala pode virar uma cama no final do dia. Quando não há espaço suficiente, a cama, inclusive, pode ficar ‘escondida’ em um armário, criando uma pequena circulação no apartamento”, fala.
Adeus, portas convencionais
Se possível, a dica é eliminar algumas portas e deixar apenas o batente. O uso daquelas de correr ajudam a ganhar o espaço para a circulação. “Uma ideia legal é a utilização de biombo fixo que serve para criar privacidade e é uma peça decorativa”, diz.
Via: ESTADÃO