18 ideias de decoração com estantes ou painel para TV e home theater
Marcenaria, alvenaria, porcelanatos e até mármore podem compor o pano de fundo da sua sala de estar
Engana-se quem pensa que a televisão irá roubar toda a cena na sala. Mesmo quando ligada, uma bela estante ou painel para tv faz toda a diferença na decoração e atrai olhares de amigos e familiares. Melhor ainda quando nichos e prateleiras organizam e expõem objetos queridos pelos moradores. As opções são muitas: marcenaria, alvenaria, porcelanatos e até mármore. Confira a seguir 18 projetos que podem servir de inspiração na hora de eleger o pano de fundo para sua sala de TV. Clique na foto ou título de cada tópico para saber mais.
1. Painel de quartzo
Integrar living, jantar e terraço foi o ponto chave para a renovação dos interiores de um apartamento de 227 m² no bairro do Tatuapé, em São Paulo. A base neutra guia a paleta, que é complementada por toques de azul e tons metalizados, como dourado e cobre. Um dos grandes destaques da sala é o painel da TV feito em Quartzo Caesarstone Alpine Mist, que deixa o ambiente mais requintado. Projeto da arquiteta Erica Salguero.
2. Marcenaria com rack vermelho
Na reforma deste apartamento de 50 m² em Embu das Artes, SP, os escritórios Cordista Interiores e Stephanie Potenza Interiores optaram por alterar a planta original, criando um cômodo único que abriga varanda, sala de estar, jantar, cozinha e lavanderia. Para harmonizar, uma mesma paleta de cores domina todo o ambiente, com destaque para a madeira, como é o caso do painel da TV com rack embutido vermelho.
3. Em duas paredes
Para este apartamento de 142 m² em Lajeado, no Rio Grande do Sul, o escritório Cadi Arquitetura apostou na marcenaria com design clean, que reforça a sensação de limpeza visual. Essa estética minimalista está presente em todo o projeto, que é marcado pela base neutra, espaços fechados e poucos objetos de decoração. Na sala de TV, o painel de madeira se estende pela parede lateral e divide assimetricamente os nichos suspensos, com iluminação embutida.
4. Placa cimentícia
O jovem morador desse apartamento de 100 m², no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, precisava adequar o imóvel recém-entregue pela construtora às suas necessidades. A arquiteta Carol Miluzzi investiu no estilo industrial e em um toque de marcenaria para garantir o aconchego do lar. Na sala de TV, placas cimentícias funcionam como painel. Ao fundo, parede foi revestida com tijolinhos.
5. Painel pivotante
Comprado como investimento, o apartamento de 34 m² no bairro da República, em São Paulo, se tornou o lar permanente de uma moradora de vida cotidiana agitada, após uma reforma que abusou das técnicas clássicas de aproveitamento de espaço. A estante central do apartamento funciona como armário e tem um nicho com painel pivotante, que acomoda a TV, que gira entre o quarto e a sala.
6. Nichos de compensado
Os 46 m² deste apartamento em Madri são preenchidos de forma única por lâminas de compensado. As placas foram unidas de forma a ganhar divisórias quadriculadas e espaço para armazenamento em armários escondidos e prateleiras. Em um desses nichos fica o telão que substitui a televisão.
7. Cortinas com transparência
Este loft de 68 m², em Porto Alegre, passou por uma reforma comandada pelo Estúdio VOE. Sem alterações estruturais, os ambientes foram separados por esquadrias de aço e vidro, uma adega de vergalhões e cortinas com transparência. Esta última serve como painel para a televisão, fixada por cabos de aço entre o quarto e o corredor.
8. Ripas até no teto
Este apartamento de 61 m² na Vila Olímpia, em São Paulo, reformado pela arquiteta Elen Saravalli, é repleto de boas ideias que trouxeram funcionalidade para cada espacinho do apê. É o caso do balcão que conecta sala e cozinha. O painel da TV, feito de ripas de pínus, tem esse desenho propositalmente para marcar a entrada e também para disfarçar o teto, que é todo dividido com vigas.
9. Painel giratório de travertino maciço
A arquiteta e youtuber Isa Domingues criou um projeto clean e elegante para seu dúplex em Belo Horizonte. A reforma do apê de 120 m² renovou todos os revestimentos do local, tomando a combinação de travertino, madeira e tons claros como inspiração. Lâminas de travertino maciço aparecem na escada e no painel giratório da TV, trazendo sofisticação à estrutura.
10. Chapa metálica
O casal de proprietários deste apartamento paulistano fez questão de acabamentos contemporâneos, capazes de resistir aos modismos decorativos. Na separação entre a varanda e a sala de estar, o móvel dupla-face, que é banco de um lado e apoia a TV do outro, ganhou a companhia de uma chapa metálica para filtrar a luz vinda da área externa e esconder a fiação dos aparelhos eletrônicos. Projeto do arquiteto José Guilherme Carceles, do escritório paulistano Casa 100.
11. Mosaico de casca de coco
Um jogador de futebol que mora na Itália com a esposa e o filho buscava uma cobertura de frente para o mar em Florianópolis, Santa Catarina. Uma tora de madeira como mesa de centro, o tapete tie-dye com tingimento de pigmentos naturais, o painel da TV feito com mosaico de casca de coco, cortinas de linho puro e a palha natural das cadeiras garantiram o clima de praia do imóvel. Projeto da arquiteta Juliana Pippi.
12. Ripado azul
O jovem casal de moradores deste apartamento de 84 m² acatou as sugestões do escritório Tria Arquitetura para deixar tudo mais casual e convidativo. Logo na entrada, um painel ripado com acabamento de laca azul reveste a parede do living, apoia a TV e camufla os acessos para o banheiro social, dormitório de hóspedes e suíte. A solução traz cor para a paleta neutra do restante do apê.
13. Painel assimétrico
A marcenaria deste apartamento de 160 m² na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, assinada pelo escritório Studio Drummond, foi pensada para funcionar como uma brincadeira entre linhas retas e diagonais. O painel da TV também foge do tradicional e tem desenho assimétrico, que combinado aos trilhos de iluminação posicionados diagonais propositalmente criam um ambiente moderno.
14. Clássico com nicho central
O estilo carioca de viver foi reproduzido nesta cobertura de 600 m², em São Paulo, pela designer de interiores Roberta Devisate: um lar confortável com decoração elegante, cores claras e muita marcenaria. O painel da TV foi desenhado pela designer e executado com freijó, e dekton acinzentado no nicho central.
15. Mármore com marcenaria
Em quatro meses, este apartamento de 150 m², localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro, passou por uma transformação pelas mãos da arquiteta Bianca da Hora, do escritório Da.hora Arquitetura e Interiores. No décor, o estilo contemporâneo e jovem inspirou a escolha de revestimentos e cores. Na sala de estar, marcenaria de freijó ganhou painel de TV de mármore, em um jogo interessante de contrastes.
16. Painel de freijó com nichos azuis
A designer de interiores Magda Marconi criou o móvel com múltiplas funções para colocar a TV na sala de 24 m². Concebida a parte da necessidade do cliente de acomodar suas coleções de vinhos e charutos, a estante de 3,90 m de largura tem nichos de tamanhos variados, fixados no painel de freijó sarrafeada, que também dá suporte à televisão. Na parte baixa, suspensa com acabamento de laca azul fosca, portas e gavetas abrigam equipamentos e DVDs.
17. Volume de alvenaria com lareira
Neste living de 40 m², o duto da lareira foi aproveitado para criar na parede o volume de alvenaria e instalar a TV no alto. A parte interna foi revestida com tijolos refratários para isolar o calor do restante, que recebeu acabamento de limestone cinza. Embutida na alvenaria, a fiação é levada por conduítes para o forro de gesso no teto, onde ficam as caixas de som, e para a estante de madeira nogueira instalada em nicho na lateral. Projeto da arquiteta Olivia Messa, sócia de Luciana Penna no escritório Messa Penna.
18. Painel de peroba de demolição
A grande sacada da arquiteta Elisa Vasconcelos na decoração deste apartamento de 37 m², em São Paulo, foi a instalação da TV em uma base giratória, camuflada no painel de peroba de demolição. Prateleiras e um móvel baixo com acabamento de laca complementam o móvel.
Via: Nortão Negócios